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SILVIO SANTOS NEGOCIANDO: O QUE PODEMOS APRENDER COM ELE? Talvez você já tenha visto o vídeo que viralizou que mostra Silvio Santos negociando com Zé Celso um terreno em São Paulo. Um disputa antiga que nos rendeu algumas importantes técnicas de negociação que podemos aprender. Se você ainda não viu este excelente vídeo, está abaixo... Ver Mais

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Como falar em público e como a PNL pode transformar a sua postura diante de uma platéia.  

COMO FALAR EM PÚBLICO

Como falar em público? Esta pergunta não tem uma resposta exata, mas existem muitas técnicas que, bem aplicadas, potencializam sua apresentação. Para definir as melhores técnicas para você é importante observar:
  1. Qual é o seu público
  2. Qual a impressão e a mensagem que você quer deixar
  3. Quais são os 'códigos de conduta' do espaço em que você vai se apresentar

QUAL É O SEU PÚBLICO

Como você já sabe, não existe fórmula mágica de "como falar em público", mas detectar alguns pontos é extremamente importante. Veja estes pontos e porque são tão importantes:
  1. Faixa etária e meio social;
  2. Grau de instrução;
  3. Cargos - no caso de apresentações corporativas;
  4. Objetivo do público;

FAIXA ETÁRIA

Já sabemos que a linguagem (linguajar) das pessoas varia de acordo com a região, idade e até mesmo profissão. Quando pensamos em como falar em público, é importante levar em consideração que:
  1. Públicos jovens aceitam melhor gírias;
  2. Públicos mais velhos, em geral, exigem maior formalidade;
  3. Metáforas, histórias e analogias devem ser condizentes com o público.
Ex.: Se o seu público, em média, tem 25 anos, uma analogia de seu produto com um filme dos anos 80 não será bem compreendida. Ao mesmo tempo que analogias com jogos, tecnologia, podem não ser completamente entendidos por públicos acima de 40.

OBJETIVO DO PÚBLICO

O mais importante de tudo ao se apresentar é analisar este tópico! Quando nos apresentamos temos a tendência de preparar e levar em consideração qual é o nosso foco - vender um produto um ideia, por exemplo. É claro que não devemos perder este foco, mas o principal aqui é lembrar que APRESENTE TAMBÉM AQUILO QUE O SEU PÚBLICO ESPERA, ou seja, destine parte da sua apresentação para agradar seu público.

6 DICAS DE COMO FALAR EM PÚBLICO

PREPARE UMA ABERTURA DE IMPACTO

Ao início de uma apresentação a mente das pessoas geralmente está um caos. Algumas acabaram de chegar ao ambiente, outras ainda estão pensando sobre a ultima tarefa que fizeram, outras tantas mexendo no celular. Uma boa abertura...(continuar lendo)   Você também pode ver opiniões diferentes destas clicando aqui: Blog Ricardo Ventura  

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"Ter diploma já não é diferencial competitivo" MÍRIAN PINHEIRO “Atualmente, não basta ser somente qualifi cado, é preciso ser competente”. De acordo com o diretor do Instituto de Neurolinguística Empresarial (Inemp), Marco Túlio Costa, isso significa, em outras palavras, que ter um diploma já não é um diferencial no competitivo mercado de trabalho. “Para se destacar é preciso buscar mais do que a qualificação. O profissional precisa ser competente, no sentido de alinhar o conhecimento adquirido à habilidade de aplicá-lo de forma produtiva”, explica. Dentro da perspectiva da Programação Neurolinguística (PNL), ciência que estuda como as experiências subjetivas afetam o comportamento e aprendizagem das pessoas, o que faz a diferença no mercado hoje é o profissional com a constante reciclagem dos conhecimentos e com atitude. Daí a necessidade de se perceber a diferença entre qualificação, que oferece base ao profissional para que ele se forme, esteja apto ao trabalho, e capacitação, que fomenta seu crescimento. “Só a capacitação fomenta o crescimento contínuo. Feita a distinção, PNL, coaching, liderança, negociação e comunicação são habilidades requeridas para um profissional de sucesso”, pontua Costa. Contrário à ideia de que as empresas são corresponsáveis pelo desenvolvimento da competência de um profissional, Costa defende que somente o profissional é responsável pela carreira dele. “Muitos colocam na mão da empresa esta responsabilidade, o que é um erro”, avalia, admitindo, no entanto, que as organizações também têm dificuldade de realizar uma seleção incluindo o critério competência. Competência - Sobre como a empresa pode fazer a diferenciação do candidato competente do qualificado, Costa diz que, muitas vezes, é difícil para a organização contratar levando em conta o aspecto, em razão de ela ter mais acesso ao currículo do profissional. “Alguns testes comportamentais podem nos ajudar a avaliar a competência daquele possível funcionário. Mesmo assim,o resultado não é de todo garantido. Por isso, defendo o seguinte: seja mais lento para contratar e rápido para demitir, se for necessário”,alerta. Para ele, a entrega de resultados pode diferenciar o competente do somente qualificado, mas isso é medido somente após a contratação. No entanto, a empresa não só pode como deve investir em treinamento, capacitação e coaching para seus colaboradores. “Tudo isso auxilia muito, lembrando, como já dissemos, que a principal responsabilidade é da própria pessoa de investir no desenvolvimento de suas competências. Empresa não é mãe e nem pai de ninguém”, resume taxativo - embora pense que investir nos competentes e fazer de tudo para segurar esses talentos também seja bom para a organização. “Nada mais desigual do que tratarmos pessoas desiguais de maneira igual. Invista mais naquele que quer se desenvolver e tem atitude”, ressalta. Para Costa, as empresas hoje querem profissionais que saibam trabalhar em equipe, se comunicar, influenciar pessoas e tenham atitude de comprometimento e engajamento com o trabalho. “Nos dias atuais conciliar conhecimento, habilidade e atitude é o que determina a competência de um profissional”, diz. Conhecimento pessoal - Mestre em administração, trainer em Programação Neurolinguística (PNL), master coach e especialista em Negociação pela Universidade de Harvard (EUA), Costa acredita que a PNL é uma grande aliada dos profissionais que querem conhecer a si mesmo, para potencializar seus talentos e até mesmo reprogramar o seu comportamento. “O ideal é que os profissionais que queiram sair na frente, além de se capacitarem, tracem planos de curto, médio e longo prazo, e adotem um processo de coaching para expandir a consciência e saber o que fazer, como e onde atuar”,recomenda. Para além de conhecer-se, na visão dele, o profissional que constantemente busca a atualização é bem-visto pela empresa onde trabalha e até mesmo pelas que estão de olho em quem se destaca. “O mundo girou rápido nestas últimas décadas e trouxe um novo sinônimo para competente, que agora significa conhecer mais o ser humano, saber lidar com conflitos e como se relacionar com diversos perfis de pessoas”, esclarece Costa. Para ele, as empresas precisam contratar, mas muitas vezes não o fazem porque os profissionais não têm preparo para ocupar os postos vagos dentro das organizações, principalmente daquelas que já definiram um modelo mais moderno de gestão, que busca relacionar a competência das pessoas com a estratégia organizacional. “Certo que falta emprego, mas também falta gente competente”, enfatiza.

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PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA LEIGOS

Programação Neurolinguística para leigos: este post explica o que há de mais importante para quem ainda não têm domínio sobre o assunto.

O QUE É PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

Programação Neurolinguística para leigos: segundo Marco Tulio Costa, CEO do INEMP - Instituto de Neurolinguística Empresarial - a popular PNL pode ser definida de várias formas. Em seu livro "A Arte da Comunicação Através da PNL", ele lista algumas e aqui destaco três como mais importantes!
  1. Manual de uso do cérebro;
  2. Um enfoque revolucionário de comunicação;
  3. Neurologia, comunicação e comportamento;
  4. Modificação da versão de software mental;
  5. Mudar o que a pessoa sente através das palavras;
  6. Dar às pessoas maior controle sobre sua mente;
  7. Uma metodologia que ajuda os indivíduos a serem mais competentes no que fazem.

O QUE PODEMOS OBTER ATRAVÉS DA PNL

Explicando a Programação Neurolinguística para leigos: a PNL é uma ferramenta que fornece direções para conhecermos como nosso cérebro e corpo interagem. Isso é importante porque conhecendo como é formado um comportamento, podemos alterá-lo. É muito importante ressaltar: Cada pessoa tem o seu próprio mapa mental. Isso significa que cada ser humano tem uma maneira de estruturar seus pensamentos. A Programação Neurolinguística serve como ferramenta para estruturar ou reestruturar estes pensamentos e comportamentos.

OS BENEFÍCIOS DA PNL NO MEIO EMPRESARIAL

O INEMP - Instituto de Neurolinguística Empresarial - tem a expertise em trabalhar a Programação Neurolinguística para leigos, com aplicações corporativas. Esta aplicação é tão importante porque, neste ponto, você já sabe o quanto a PNL pode ajudar a mudar comportamentos. Listamos abaixo algumas das habilidades mais importantes que podem ser desenvolvidas a partir da Programação Neurolinguística:
  1. Melhorar a comunicação interpessoal;
  2. Potencializar as capacidades de oratória;
  3. Assumir posições de liderança com êxito;
  4. Modificar comportamentos negativos na equipe
 

CURSO DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA LEIGOS

Primeiro: todo curso de PNL pode ser aplicado para leigos. O INEMP trabalha com as formações mais relevantes:
  1. Oratória e Apresentação em Público;
  2. Negociação e Vendas;
  3. Formação em Coaching;
  4. Practitioner em PNL
 

HABILIDADES DE PNL PARA VENDAS

A Programação Neurolinguística potencializa as habilidades de um negociador. Ser mais persuasivo, mais assertivo e superar objeções são algumas das habilidades tão importantes desenvolvidas pela PNL. Finalmente, como Trainer do INEMP, especialista nas áreas de Negociação e Comunicação, destaco a importância destas habilidades para o aumento nas vendas.

VOCÊ PODE CONHECER NOSSO CURSO DE PNL PARA VENDAS CLICANDO AQUI

 

VÍDEO SOBRE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA LEIGOS:

   

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