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RAPPORT É PODER. VEJA DICAS DE RAPPORT PARA CRIAR UM ELO DE CONFIANÇA FUNDAMENTAL PARA LIDERANÇA

  A melhor maneira de definir Rapport, sem dúvidas, é como um elo de confiança e empatia entre as pessoas de maneira que estas duas qualidades criem um ambiente agradável e prazeroso.  

COMO ESTABELECER RAPPORT NO AMBIENTE CORPORATIVO

  Rapport é fundamental para a carreira, pois temos a oportunidade de Negociar, Comunicar e Liderar melhor em qualquer ambiente, porque já sabemos que onde há confiança e empatia as oportunidades surgem com maior facilidade.  

Você pode ter grandes resultados com pequenos detalhes! Veja:

Cumprimente todos pelo nome

Nosso nome é uma âncora natural e quando ouvimos atrai nossa atenção. Gostamos de ouvir nosso nome e você pode repetir o nome de seus colegas ao longo das conversas, criando mais intimidade. (Você pode ler mais sobre âncoras aqui)

Elogie de forma sincera e única

Elogios são ótimos para estabelecer ou aprofundar o Rapport. Duas dicas são muito importantes na hora de fazer um bom elogio: deve ser sincero e único. Quem recebe o elogio deve sentir que você disse aquilo pensando de fato nele. Elogios genéricos como "inteligente", "esforçado" não tem grande resultado. Busque algo que seja exclusivo daquela pessoa e você vai perceber a diferença na reação.

Pergunte a opinião da sua equipe

Mesmo que já tenha tomado uma decisão, por mais fácil que pareça, busque vez ou outra consultar a equipe. Todos gostam de emitir suas opiniões e este segredo ajuda a criar um ambiente de confiança.

Busque aprimorar cada vez mais a sua oratória

Mais do que o conteúdo do que dizemos é fundamental ter atenção a COMO passamos as informações. Um bom orador consegue interagir e criar identificação com seu público, o que aprofunda ainda mais o Rapport. (Você pode clicar aqui e ver mais dicas de oratória)  

Você pode evitar algumas indelicadezas para manter o Rapport. Veja:

Reclamações

Muitas vezes fazemos críticas ao ambiente de trabalho ou colegas. Lembre-se: mesmo que a pessoa com quem você está falando concorde com você, ela terá, inconscientemente, uma tendência a te enxergar como alguém negativo.

Julgamentos

É comum discordar de determinadas atitudes, mas é importante lembrar que para aprofundar o Rapport com os colegas, muitas vezes determinadas críticas não precisam ser verbalizadas e podemos optar por guardar alguns comentários.

Pessimismo

É sempre importante ter uma visão crítica do futuro, assim planejamos e evitamos determinados cenários ruins. Porém quem está sempre pessimista costuma ser mal visto entre os colegas e um bom líder deve manter o alto astral e o otimismo!

Cuidado com exageros

O Rapport pode ser perdido também quando vemos aquele líder que está sempre empolgado demais, frequentemente usa palavras fortes como "fantástico", "incrível", "sensacional". Banalizar palavras como essa pode gerar interpretações de falsidade entre a equipe.  

VOCÊ PODE SABER MAIS SOBRE RAPPORT E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO CLICANDO AQUI

           

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A Programação Neurolinguística é extremamente rica e é fundamental durante um processo de negociação ou venda. Veja agora 5 dicas cruciais para negociar e vender ainda melhor!   FALE A "LÍNGUA" DO SEU OUVINTE E APROFUNDE O RAPPORT Quando dizemos "falar a língua" de alguém significa adaptar a nossa linguagem naquele momento. Usar palavras, expressões e principalmente o mesmo tom de voz do nosso ouvinte. Esta prática cria um ambiente de sintonia e confiança, pois o seu interlocutor se identifica com você.   SEPARE AS PESSOAS DOS PROBLEMAS E GARANTA SINTONIA NO PROCESSO Durante um processo de negociação é comum ouvirmos objeções ou críticas. Neste momento não devemos entender as colocações do cliente como provocações, mesmo que esta tenha sido a intenção. Na Programação Neurolinguística usamos a técnica dos AMORTECEDORES que consiste em valorizar aquela colocação (por ex.: "entendo seu ponto de vista") e logo depois argumentar (por ex.: "esta é uma boa oportunidade de falar sobre mais este ponto")   --CONHEÇA NOSSO CURSO DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS COM PNL EM BELO HORIZONTE-- --CONHEÇA NOSSO CURSO DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS COM PNL EM SÃO PAULO--   TENHA UMA ATITUDE POSITIVA E TRANSMITA A SENSAÇÃO DO SEU PRODUTO Nosso inconsciente interpreta a linguagem corporal a todo tempo. É importante estar bem disposto, sorridente e animado, pois o ouvinte, inconscientemente, associa o seu produto àquele estado emocional que você representa. Use a PNL a seu favor e transmita uma boa imagem. FAÇA PERGUNTAS ABERTAS E DESCUBRA OS INTERESSES Perguntas fechadas como "Você prefere azul ou amarelo?" ou "Você gostou do que viu até agora?", restringem informações nas respostas, pois o ouvinte vai nos dar respostas simples, curtas e objetivas. A Programação Neurolinguistica nos ensina que perguntas abertas como "O que você mais gostou até agora?" abrem um campo maior de possibilidades de respostas e é neste momento que aprendemos mais sobre nosso cliente.   --CONHEÇA NOSSOS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA--   FUJA DA LINGUAGEM TÉCNICA Use palavras conhecidas para todos. A PNL é uma excelente ferramenta para facilitar a compreensão entre todos envolvidos num processo de comunicação. Se a pessoa não domina o assunto tecnicamente, use analogias, metáforas ou apenas simplifique a sua linguagem para ser compreendido por todos.   Aprenda também sobre PNL para oratória! Leia também Princípios de Negociação com técnicas de PNL

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O INEMP inicia o segundo trimestre de 2018 comemorando o início das operações em São Paulo. Agora é a vez da capital financeira do Brasil conhecer o poder da Programação Neurolinguística no mundo corporativo, assim como já comprovaram tradicionais marcas mineiras como Ouro Minas, Verde Mar e Hospital Felício Rocho. Com força total, o Instituto de Neurolinguística Empresarial (INEMP), já tem data marcada para sua primeira turma aberta em São Paulo: dia 19 de maio, na Vila Madalena, com o curso de Negociação e Vendas com PNL. Ainda no primeiro semestre São Paulo deve receber os cursos Comunicação em Público e Oratória, PNL aplicada aos Negócios e Líder Coach, todos com técnicas avançadas de Programação Neurolinguísticas voltadas 100% para o mercado empresarial.   SAIBA MAIS SOBRE O CURSO AQUI   Os planos de expansão começaram em 2017 quando foi criada a Diretoria de Expansão, responsável por ficar à frente de novas parcerias e expandir o mercado em Belo Horizonte, mirando agora outros estados. Com foco em processos e treinamentos In Company, o INEMP deve abraçar o mercado paulistano também com suas turmas abertas e palestras para empresas. Os paulistanos agradecem.  

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Negociação é qualquer processo de comunicação bilateral com o objetivo de chegarmos a um acordo. Aí estão algumas dicas para você leitor: Dica 1: As habilidades de negociação podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa. Boa notícia para todos ! Ninguém nasce sabendo negociar. Algumas pessoas tem mais habilidades do que outras, no entanto, todos podemos ser treinados em negociação. Dica 2: Cuidado com sentimentos de perdas e ganhos. Através destes sentimentos  tendemos a tomar decisões irracionais. Ex: Essa roupa está em promoção. O preço normal dela é de 200,00, mas, como está na promoção, o preço é somente 145,00 e você leva a roupa muitas vezes sem precisar. Dica 3: Não existem mais produtos, existem percepções já dizia Philip Kotler. Por exemplo: Você gostaria de comprar um computador? Provavelmente, a pessoa não vai levar. Mas, se você disser: Você gostaria de melhorar o controle das informações e reduzir suas despesas administrativas? Vendendo este benefício, algumas pessoas podem comprar. Dica 4: As posições iniciais podem funcionar como âncoras que distorcem nossa realidade. Ex: Este óculos custa menos que R$ 2.000,00. Você ancora na pessoa o valor de R$ 2.000,00 e o óculos custa R$ 700,00, por exemplo. Ex: Para quem está comprando R$ 1.000,00, o que é uma prestação de mais R$ 25,00 por mês? Cuidado com as percepções !! Dica 5: Lembre-se não apenas de dizer a coisa certa , na hora certa e no lugar certo, mas, também, o que é ainda mais difícil, de não dizer a coisa errada no momento errado.  Benjamin Franklin Ex: Durante a negociação, a pessoa conta uma piada na hora errada e pode por tudo a perder. Dica 6: Cada comprador tem seu momento para fechar o negócio. Se você quiser “ forçar” a venda, pode ser muito pior, pois, o comprador pode notar que voce quer “ empurrar” nele alguma coisa. Use estas dicas e tenha mais sucesso nas negociações.

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