É qualquer gatilho que controla um estado emocional. As âncoras na PNL (Programação Neurolinguística) servem para que nossas emoções não fiquem a deriva. Utilizamos âncoras conscientes e inconscientes a todo momento.
Vamos fazer uma analogia para que possamos entender melhor:
Um barco navega livremente em mar aberto e se desloca pela água. Vai em direção a seu destino. Se em algum momento, sua âncora é lançada ao mar, isso reduz sua velocidade. A âncora dispara um comportamento ou uma sensação.
Sob o ponto de vista cientifico, uma âncora é uma relação estimulo- resposta ( Pavlov) ou uma relação causa e efeito. Vamos explicar a origem das âncoras com base na psicologia comportamental:
O condicionamento clássico (ou condicionamento pavloviano ou condicionamento respondente) é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos. O termo condicionamento clássico encontra-se historicamente vinculado à “psicologia da aprendizagem” ou ao “comportamentalismo” (Behaviorismo) de John B. Watson, Ivan Pavlov e Frederic Skinner.
–SAIBA SOBRE NOSSO PRACTITIONER EM PNL E SEJA UM ESPECIALISTA–
A experiência que elucidou a existência do condicionamento clássico envolveu a salivação condicionada dos cães do fisiólogo russo Ivan Pavlov.
Num estudo sobre a ação de enzimas no estômago dos animais (que lhe dera um Prêmio Nobel), interessou-se pela salivação que surgia nos cães sem a presença da comida.
Pavlov queria elucidar como os reflexos condicionados eram adquiridos.
Os cães salivam naturalmente por comida; assim, Pavlov chamou à correlação entre o estímulo incondicionado (comida) e a resposta incondicionado (salivação) de reflexo incondicionado.
Ex: Música, perfume, propaganda, um gesto de socar o ar, cheiro de hospital, gosto de café são âncoras cinestésicas
Como as âncoras correspondem a qualquer relação estímulo resposta, devemos ter atenção e avaliarmos nossas âncoras negativas ou positivas.
Por exemplo:
Ex: Uma mulher que ao utilizar salto alto se sente mais segura
Ex: Um lugar da casa em que você se sente bem
Ex: Uma pessoa é incapaz de voar em um avião porque em algum momento teve uma experiência negativa
Ex: Incapaz de ter uma relação estável, porque sofreu em uma relação anterior
Ex: Um esportista que utiliza um gesto para sentir-se mais motivado
Ex: Uma música que ao ouvir te trás felicidade
Ex: Uma frase ou texto que te deixa feliz
Ex: Um objeto que ao segurá-lo de trás a sensação de segurança
Percebem como utilizamos âncoras a todo momento?
Pense nas âncoras que você utiliza em sua vida. Cuidados com as negativas e potencialize as positivas. Fica a dica!