BLOG

HOME > BLOG >O seu Diferencial no Cenário Competitivo

O seu Diferencial no Cenário Competitivo

27

mar - 2017

Categoria:

por Marco Túlio Costa

COMO ME DESTACAR NO MERCADO DE TRABALHO?

Essa é uma das principais perguntas dos profissionais que desejam avançar em suas carreiras, alcançando melhor remuneração, qualidade de vida e oportunidades de aprendizado contínuo. A reposta para conquistar tudo isso?

NO MERCADO DE HOJE SÓ O DIPLOMA NÃO É GARANTIA DE BOA REMUNERAÇÃO

Já sabemos que só um diploma, seja ele técnico ou superior não garante ascensão na carreira ou um grande salário, vai muito além disso. Destacamos duas grandes habilidades essenciais para o sucesso.

Negociação (VEJA COMO DESENVOLVER ESTA HABILIDADE)

Negociar é muito mais do que vender. Negociamos idéias o tempo todo, seja uma sugestão, uma tarefa ou até mesmo o salário. As habilidades de negociação passam pelo conhecimento dos interesses da outra parte envolvida, sendo um bom negociante aquele que sabe como adequar suas necessidades aos interesses do seu chefe, cliente ou subordinado. – Veja aqui 5 dicas para negociar melhor.

Comunicação (VEJA COMO DESENVOLVER ESTA HABILIDADE)

Comunicação não é o que você fala, mas sim o que o outro entende. A Programação Neurolinguística nos ensina que devemos nos comunicar de acordo com a linguagem e os sinais da pessoa que nos ouve, assim podemos ser ainda mais assertivos e as pessoas sentem que você os entende e que “fala a língua” deles. – Veja aqui 6 dicas para se comunicar melhor

 

ESCOLAS, FACULDADES E CURSOS TÉCNICOS NÃO NOS ENSINAM A COMUNICAR, NEGOCIAR E LIDERAR

Por isso, a maioria dos executivos continua investindo em estudos mesmo quando chega a posições privilegiadas na carreira. Eles compreendem que a atualização constante os coloca em destaque. Sucesso é competência aliada à consistência, por isso, todo profissional tem a obrigação de melhorar, sempre.

Se você está em busca de uma oportunidade, ficar imaginando como seria bom ver seu sonho realizado não vai torná-lo realidade. Quem se limita ao dia-a-dia de trabalho dificilmente consegue se manter antenado às tendências de sua área. Essas pessoas acabam ficando muito funcionais, focadas apenas na execução.

“Não é somente a empresa que escolha você, mas você também pode escolher onde e como quer trabalhar. Por isso, você terá que dizer não para algumas possibilidades.”

Para se diferenciar no mercado, trace planos de curto, médio e longo prazos, pense onde você quer estar daqui a dois, cinco, 10 anos e conduza sua vida profissional, pois, se você não souber aonde quer chegar, vai acabar encontrando pessoas que vão usá-lo para atingir os objetivos delas. Lembre-se de que a velocidades só faz sentido se você estiver na direção certa.

Seus planos devem ser claros, pois existem dois tipos de pessoas: as que sofrem por incompetência e as que sofrem por competência. As primeiras devem buscar desenvolver suas competências para permanecer no mercado. E as que sofrem por competência? Estas têm que saber dizer não. Não é somente a empresa que escolher você, mas você também pode escolher onde e como quer trabalhar. Por isso, você terá que dizer não para algumas possibilidades.

De maneira geral, o que fazer então para ser um profissional de destaque no mundo atual?

Desenvolver sua capacidade para aprender – o trabalhador do conhecimento terá ao longo da vida que gerir a si próprio e enfrentar várias mudanças ao longo  da carreira.

Desenvolver e atualizar suas competências – não basta tê-las, é preciso que elas já sejam percebidas;

  • Ampliar seus conhecimentos – não apenas os técnicos;
  • Expandir sua rede de relacionamentos – dentro e fora da empresa.

 

VEJA AGORA 10 HABILIDADES DE UM GRANDE LIDER

RECEBA CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS

SIGA-NOS:

INEMP 2018 - Todos os direitos Reservados