BLOG

HOME > BLOG >O seu Diferencial no Cenário Competitivo

O seu Diferencial no Cenário Competitivo

27

mar - 2017

Categoria:

por Marco Túlio Costa

Como me preparar para o atual mercado de trabalho sem ser somente mais um?

Essa é uma das principais perguntas dos profissionais que desejam avançar em suas carreiras, alcançando melhor remuneração, qualidade de vida e oportunidades de aprendizado contínuo. A reposta para conquistar tudo isso?

Você precisar se diferenciar, precisa encontrar meios de se destacar.

Com o mercado altamente competitivo, esperam-se cada dia mais mudanças de emprego ao longo de uma carreira. E a melhor forma de lidar com a imprevisibilidade no futuro é investir no conhecimento e mostrar competência.

Para entender melhor os conceitos de qualificação e competência, vamos recorrer á história. É no período pós-guerra, na França, que surge o conceito de qualificação: a cada posto de trabalho correspondia um nível escolar; uma vez adquiridos os conhecimento profissionais o trabalhador poderia ali permanecer sem que lhe exigissem novas aprendizagens. Havia, assim, uma estável correspondência entre “nível de formação” e “nível de qualificação”, que garantia uma carreira sólida e previsível. Mas e atualmente? O diploma é suficiente para garantia de emprego?

Já sabemos que não. O que se verifica é que o mercado quer mais do que qualificação. Podemos dizer que, hoje, a competência de um profissional será determinada pela sua capacidade de alinhar conhecimento, habilidade e atitude. Ou seja, sua capacidade de aplicar o aprendizado de forma produtiva, sua habilidade interpessoal para trabalhar em equipe, se comunicar e influenciar pessoas e sua atitude de comprometimento e responsabilidade.

Por isso, a maioria dos executivos continua investindo em estudos mesmo quando chega a posições privilegiadas na carreira. Eles compreendem que a atualização constante os coloca em destaque. Sucesso é competência aliada à consistência, por isso, todo profissional tem a obrigação de melhorar, sempre.

Se você está em busca de uma oportunidade, ficar imaginando como seria bom ver seu sonho realizado não vai torná-lo realidade. Quem se limita ao dia-a-dia de trabalho dificilmente consegue se manter antenado às tendências de sua área. Essas pessoas acabam ficando muito funcionais, focadas apenas na execução.

“Não é somente a empresa que escolha você, mas você também pode escolher onde e como quer trabalhar. Por isso, você terá que dizer não para algumas possibilidades.”

Para se diferenciar no mercado, trace planos de curto, médio e longo prazos, pense onde você quer estar daqui a dois, cinco, 10 anos e conduza sua vida profissional, pois, se você não souber aonde quer chegar, vai acabar encontrando pessoas que vão usá-lo para atingir os objetivos delas. Lembre-se de que a velocidades só faz sentido se você estiver na direção certa.

Seus planos devem ser claros, pois existem dois tipos de pessoas: as que sofrem por incompetência e as que sofrem por competência. As primeiras devem buscar desenvolver suas competências para permanecer no mercado. E as que sofrem por competência? Estas têm que saber dizer não. Não é somente a empresa que escolher você, mas você também pode escolher onde e como quer trabalhar. Por isso, você terá que dizer não para algumas possibilidades.

De maneira geral, o que fazer então para ser um profissional de destaque no mundo atual?

Desenvolver sua capacidade para aprender – o trabalhador do conhecimento terá ao longo da vida que gerir a si próprio e enfrentar várias mudanças ao longo  da carreira.

Desenvolver e atualizar suas competências – não basta tê-las, é preciso que elas já sejam percebidas;

  • Ampliar seus conhecimentos – não apenas os técnicos;
  • Expandir sua rede de relacionamentos – dentro e fora da empresa.

 

 

RECEBA CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS

SIGA-NOS:

INEMP 2018 - Todos os direitos Reservados