BLOG

HOME > BLOG >Reprograme seu Cérebro e Emagreça Sem Sofrimento!

Reprograme seu Cérebro e Emagreça Sem Sofrimento!

1

fev - 2017

por Daniele Kaiser

Estamos no início do ano de 2017, mais especificamente no último dia do mês de janeiro e eu pergunto:

Como tem sido este Ano Novo para você?

Está vivendo, de fato, um Novo Ano?

Está começando a colher os frutos das mudanças de vida prometidas e planejadas no estalar dos fogos de artifício da noite do dia 31 de dezembro?

Pesquisas apontam que a maioria das pessoas que traçam metas, definem novos hábitos a serem adotados e descrevem o futuro ideal com início no primeiro dia de Ano Novo, desistem, esquecem e/ou abandonam as novas ideias logo nos primeiros dias do mês de janeiro. Sejam mudanças relacionadas ao pilar profissional ou pessoal, é muito comum que se percam e caiam no esquecimento assim que a rotina e hábitos antigos (muitas vezes inconscientes) venham à tona.

Por que isto ocorre e como podemos fazer parte do grupo que promete, cumpre e faz um Novo Ano de vida acontecer? A Programação Neurolinguística pode nos dar estas repostas!

O tema de hoje é Emagrecimento saudável e reeducação alimentar, portanto vamos colocar luz nas metas de Ano Novo direcionadas à saúde. Muitas pessoas prometem seguir as mais variadas dietas, comer menos gordura e açúcar, fazer exercícios, tomar mais água… tudo para conseguir realizar a famosa frase “quero emagrecer”. Nosso cérebro é uma máquina extraordinária, capaz de trabalhar à nosso favor e potencializar nossos resultados e evolução de vida, desde que o acessemos de forma específica e o mais consciente possível. Sendo assim, a primeira possível falha de sucesso na meta “quero emagrecer” é a falta de especificidade. Considerando que seus resultados dependem da forma como você se comunica com seu cérebro, note a diferença dos objetivos idealizados a seguir:

Indivíduo A: Em 2017 quero emagrecer.

Indivíduo B: Em 2017 quero aumentar minha qualidade de vida. Quero ter mais disposição e mais energia para poder melhorar meu desempenho no trabalho e, no meu tempo livre, sentir prazer em aproveitar com minha família, brincar com meus filhos, sair com meus amigos. Para que isto aconteça quero estar no meu peso ideal. Vou agendar uma consulta com meu médico nesta semana e verificar como está meu quadro de saúde geral. Farei também, já na próxima semana, exames prévios à prática de atividades físicas para me assegurar de que posso realizar treinos aeróbicos. Com os resultados em mãos e liberação médica, farei minha matrícula na academia e farei treinos todos os dias, logo após sair do trabalho. Minha alimentação será saudável, dentro do que for sugerido pela nutricionista. Até julho deste Novo Ano quero estar com peso “x”.

Percebe a mudança provocada na nossa forma de pensar e consequente plano de ação quando somos específicos naquilo que desejamos? A PNL nos prova que a mudança de pensamentos e a utilização de vocabulário transformacional diária e permanentemente, utilizando-se de palavras positivas, enriquecendo nosso sistema emocional com a certeza de estarmos continuamente fazendo nosso melhor, evoluindo a cada dia e elogiando a nós mesmos por nossas tentativas, acertos e aprendizados, fazem com que consigamos mudar de forma permanente, muito além de simplesmente escrever metas no papel e depois esquecer: nos transformamos na pessoa que sempre desejamos ser e passamos a desfrutar da vida com a mais alta performance!

Outra ferramenta fantástica da PNL que pode ser aplicada para objetivos de emagrecimento e reeducação alimentar é a chamada Modelagem. Pense agora em três pessoas que você admira pelo estilo de vida saudável que possuem.

Qual a rotina destes indivíduos?

Quais os hábitos alimentares?

Quais atividades físicas, incluindo esportes, que praticam e fazem com que você se inspire?

Considerando que corpo e mente formam um mesmo sistema, atente-se para a forma que estas pessoas se comunicam com os demais: são positivas nas palavras que usam?

Transmitem tranquilidade e paz de espírito aos que estão ao redor? São bem humoradas, de sorriso fácil?

Demonstram energia e disposição ou parecem estar sempre cansadas?

Falam da atividade física como uma fonte inesgotável de energia, prazer, qualidade de vida, ou como um “castigo” e um “peso” insuportáveis, impossíveis de se manter por muito tempo?

Coloque cinco características que você mais admira em cada uma destas três pessoas. Verifique quais delas são mais consideráveis e causam maior impacto emocional em você. Comece a aplicar estas atitudes em SUA vida. Pense em como estas pessoas que você tanto admira iriam agir quando sentissem preguiça de ir para academia, por exemplo. Muito provavelmente iriam se exercitar mesmo assim, não é mesmo? Pensando desta forma você se motiva, calibra seu foco e age automaticamente. A ação leva aos resultados que tanto desejamos. A Modelagem nos ensina que podemos reproduzir atitudes que admiramos até que se tornem um hábito para nós. Segundo um dos pressupostos da PNL “se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo também.”

Convido você para fechar os olhos e visualizar o exato momento em que estava planejando sua meta de mudança para o ano seguinte. Lembre-se de como estava se sentindo ao se imaginar com qualidade de vida, saúde e em paz com o espelho e a balança. Ouça novamente o estalar dos fogos de artifício que estimulavam seu entusiasmo e motivação. Sinta novamente o poder que o sentimento de coragem, determinação e positividade despertavam em você. Visualize sua postura naquele momento, sua respiração. Ao reviver aquele instante no AGORA, note que pode fazer um começo de Novo Ano no dia de hoje. Queira e deseje a mudança de hábitos de vida acima de tudo. Verifique como está se sentindo hoje, com as atitudes que vem tomando, os alimentos que vem ingerindo e seu peso atual. Agora imagine como estará quando atingir sua meta, visualize tudo que irá mudar, como terá mais disposição, como se relacionará melhor com os outros e consigo mesmo, como terá mais satisfação, prazer e felicidade. Pondere, então, quais as habilidades você já possui e o que precisa melhorar e evoluir para atingir seu objetivo. Confie em você mesmo, elogie seus acertos, aplauda seu desempenho, dê a você mesmo recompensas a cada degrau que subir e lembre-se sempre: você já possui todos os recursos necessários para viver com excelência em todos os pilares de sua vida. Acesse seu poder ilimitado, mostre-o a si mesmo e trasborde esta energia para ser a mudança que você quer no mundo!

Feliz Novo Ano! Receba 2017 como o mais extraordinário ano da sua vida!

Aproveito e já deixo o link para o nosso próximo curso de Practitioner em PNL!

FORMAÇÃO PRACTITIONER EM PNL

Deixe suas dúvidas será um prazer responder!

Você pode me chamar no Whatsapp.

RECEBA CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS

SIGA-NOS:

INEMP 2018 - Todos os direitos Reservados