BLOG

HOME > BLOG >Viva com mais qualidade: saiba negociar

Viva com mais qualidade: saiba negociar

11

out - 2016

Categoria:

No mundo em que vivemos, nós não obtemos aquilo que me merecemos, obtemos aquilo que conseguimos negociar.

 

Negociação é qualquer processo de comunicação bilateral, ou seja, negociamos a todo momento, seja em casa, no trabalho, com amigos, a vida é uma negociação. A competência da negociação não se restringe unicamente a uma habilidade individual, mas, deve ser desenvolvida ao nível das equipes, da organização e do país como um todo, sob uma perspectiva sistêmica e estratégica.

A pergunta que se faz é: Por que a negociação ainda é vista como um “jogo de esperteza”?  Muitas pessoas ou empresas acreditam que estão negociando, quando na verdade estão adotando táticas de guerrilha, de intimidação.  O grande problema é que um jogo somente de barganha, pode deixar ganhos potenciais na mesa de negociação. Isto pode colocar em risco a relação de negócios entre as partes, pode resultar em um acordo de perde-ganha, pode não atender aos interesses das partes e assim, prejudicar a continuidade do relacionamento. Em resumo, o negociador assertivo adota uma abordagem ganha-ganha, apresentando uma posição justa, transparente e de credibilidade.

O ponto chave de discussão é que negociar é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Ser um negociador assertivo é ser firme com o problema e ao mesmo tempo doce com as pessoas. Fácil adotar esta postura?  Basta treinar, treinar e treinar, pois, como qualquer coisa que você aprende, negociação é uma habilidade que pode ser desenvolvida.

A análise dos cenários nos quais a negociação ocorre, do perfil dos negociadores e das informações fundamentais, tais como os interesses em jogo, e o uso do tempo e do poder, tornam-se poderosos recursos à mesa de negociação, aliados à utilização da comunicação assertiva verbal e não verbal e da capacidade de exercer influência através do processo da persuasão. Além disso, em seu repertório, o negociador deve dispor de estratégias para administrar conflitos, superar resistências e conciliar conflitos de interesses. Uma das maiores habilidades de um negociador é sua capacidade de fazer perguntas poderosas. O melhor negociador não é aquele que fala mais, é aquele que sabe fazer as melhores perguntas.

Assim, entendemos que desenvolver habilidades de negociação é fundamental para qualquer pessoa, pois, obter uma relação duradoura é uma parte tão importante da negociação quanto obter um acordo satisfatório para todas as partes envolvidas no processo de negociação.

Comunique-se de forma eficaz, escute ativamente e trabalhe lado à lado com a outra parte para que vocês cheguem, de forma criativa, à um acordo compensador para todas as partes envolvidas no processo de negociação.

Lembre-se que não existe nem vitória nem derrota no ciclo da vida:  Existe movimento. E para que possamos nos movimentar de forma eficaz, a negociação é uma habilidade fundamental.

blog

Você pode me chamar no Whatsapp.

RECEBA CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS

SIGA-NOS:

INEMP 2018 - Todos os direitos Reservados