BLOG

HOME > BLOG >5 Dicas sobre Coaching

5 Dicas sobre Coaching

10

abr - 2017

Categoria:

por Marco Túlio Costa

O coaching de carreira e de vida vem sendo amplamente utilizado pelas pessoas e empresas. Essa metodologia tem sido uma importante ferramenta para desenvolvimento de pessoas, e consequentemente, das empresas.

Então ficamos pensando:

“Como o coaching poderia me ajudar ou ajudar a minha equipe e a minha empresa?”

“Quem contratar e como descobrir as diretrizes que quero tomar?”

Para facilitar essas dúvidas e clarear um pouco a mente de cada um, listamos as principais tendências no mercado de coaching  para pessoas e empresas. Sendo estas:

1. Formação de Coaches dentro das Empresas.

Uma medida muito adotada no mercado é a formação de um líder atuando como coach dentre os profissionais da sua empresa. O objetivo é que este profissional possa realizar os processos de coaching dos funcionários.

“Porque essa medida é cada vez mais frequente?”

Estudos recentes demonstram que o coaching dentro das empresas promove um crescimento de resultados, mudanças e desenvolvimento dos colaboradores em alta performance. Estes  benefícios refletem diretamente nos resultados das empresas, além de motivar todos os envolvimentos no processo.

2. Saiba O que NÃO falar

Não deixe seus coaches usarem as seguintes palavras:

– “Tentar”

– “Se ”

– “Eu acho”

Cada vez que permitimos estas palavras, o cérebro  entende que não é algo relevante, ou que é para deixar para segundo plano. Portanto, nem os coaches nem os clientes devem utilizar estas palavras durante as sessões.

A PNL nos ajuda a melhorar nosso padrão de linguagem e a entender melhor as pessoas, tornando as sessões e os resultados mais práticos e objetivos.

3. Coaching em Grupo

Gestão de pessoas é muitas das vezes um dos maiores desafios do líder. Imagine conviver com pessoas totalmente diferentes, com pensamentos diferentes, com histórias de vida diferentes e com problemas e dificuldades diferentes.

O Coaching de grupo trabalha justamente sobre isso, ou seja, busca o equilíbrio entre pessoas diferentes.

Com essa ferramenta conseguimos maximizar a performance de uma equipe. Lembrem-se do que para trabalharmos em equipe, devemos entender a realidade de cada pessoa.

“ Nada mais desigual do que tratar pessoas desiguais de maneira igual”.

4. O poder das perguntas

Adquira a habilidade de fazer perguntas poderosas, nesse quesito a Programação Neurolinguística pode te ajudar muito.

Lembre-se de fazer perguntas amplas que vão além de suposições, ou seja, faça perguntas abertas ao invés de perguntas fechadas.

Faça também perguntas de acompanhamento. Faça a conexão com o seu cliente.

5. Crie Rapport

“O que é isso? “

O rapport é um ambiente de confiança entre o coach e coachee, é uma sintonia entre os dois.

Com o rapport estabelecido ,o processo de coaching fica muito mais fácil, pois é possível entrar no “mapa mental” do coachee e entender melhor sua forma de ver o mundo ao seu redor.

Espero que tenha ajudado! Deixe seus comentários e perguntas abaixo farei questão de responder! Sua pergunta pode ser o assunto do nosso próximo artigo aqui no blog!

Abraços.

Você pode me chamar no Whatsapp.

RECEBA CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS

SIGA-NOS:

INEMP 2018 - Todos os direitos Reservados