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6 DICAS PARA FAZER MELHORES APRESENTAÇÕES

9

jan - 2018

por Rafael Barone

 

SE INSPIRE EM ALGUÉM E DESENVOLVA O SEU PRÓPRIO ESTILO

Não nos faltam exemplos de grandes oradores na televisão, na política, no trabalho. Talvez neste momento algumas figuras tenham passado pela sua cabeça e é importante observar e aprender com aqueles que admiramos. Mais importante ainda é usá-los como inspiração e não querer copiá-los porque aqui o objetivo é desenvolver naturalmente o seu estilo individual, aquilo que te torna único. Se você é uma pessoa séria, analítica, centrada, não tente ser brincalhão, pois pode soar falso e o que você diz pode perder a credibilidade.

 

PREPARE UMA ABERTURA DE IMPACTO

Ao início de uma apresentação a mente das pessoas geralmente está um caos. Algumas acabaram de chegar ao ambiente, outras ainda estão pensando sobre a ultima tarefa que fizeram, outras tantas mexendo no celular. Uma boa abertura desliga os pensamentos secundários do público e coloca o foco em você.

 

VARIE SEU TOM DE VOZ

Nem alto demais, nem baixo demais, nem no meio termo: o tom de voz deve variar conforme a ênfase que você quer dar ao assunto tratado. É comum se manter num único tom de voz ao falar por períodos mais longos. A habilidade de variar vem com a prática, apresentação após apresentação. Uma dica: ao falar de problemas, fale alto. Ao trazer a solução, fale baixo.

 

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DÊ RELEVÂNCIA AO QUE VOCÊ DIZ

Lembre-se de que o especialista é você. Ao dizer que algo é importante, explique o porquê disto. Ao conduzir uma dinâmica ou apresentar uma nova ideia, explique antes qual a relevância daquilo. Essa técnica gera maior credibilidade ao palestrante.

 

INTERAJA COM O PÚBLICO

Uma boa apresentação não é um monólogo. Faça perguntas ao seu público, conduza de forma que todos na sala se sintam parte da experiência e não apenas coadjuvantes. Além de gerar credibilidade e sintonia com o público você ainda alivia a pressão de seguir um roteiro engessado.

 

FAÇA UM FECHAMENTO DE IMPACTO

Mais uma vez é hora de dar credibilidade ao que foi dito. Revise rapidamente o que foi dito na apresentação e pontue a importância de cada tema abordado. Conclua com uma frase ou dinâmica que reforce o valor do que foi dito. Dica: nunca termine com frases como “é isso que eu tinha para falar”, “isso foi um pouco do meu trabalho”, “espero que tenham gostado”. Este tipo de colocação desvaloriza o que foi dito e passa insegurança sobre o conteúdo.

 

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