10 atitudes que todo bom líder deve ter
10 ATITUDES QUE TODO GRANDE LÍDER DEVE TER
Atualmente as empresas têm assumido que a chave para o sucesso esta relacionada ao comportamento humano.
Recursos materiais, tecnologias e informações podem ser adquiridos de forma mais rápida, entretanto uma equipe com sintonia, competente e motivada leva tempo para ser desenvolvida.
Dentro deste contexto o líder é o responsável por desenvolver, gerenciar e motivar a equipe, entretanto percebem-se que em muitas empresas as pessoas exercem sua liderança mais como chefes que como líderes, com grande conhecimento e domínio técnico e com pouco embasamento pra lidar com as relações interpessoais.
Abaixo descreveremos 10 dicas que irão lhe ajudar a desempenhar com excelência seu papel de liderança.
1 – Foco em resultado
Diante de problemas é comum ao comportamento humano direcionar a maior parte de sua energia na busca do que ou quem os ocasionou, esquecendo-se dos resultados.
Um líder precisa focar continuamente na busca de soluções para os problemas, assumir que ninguém é infalível e compartilhar os equívocos com a equipe para que não se repitam.
2 – Comunicação aberta
A carência de comunicação é quase endêmica nas empresas. Grande parte das equipes possuem problemas que poderiam ser evitados ou sanados através de uma comunicação assertiva.
O medo de se expressar, o temor de ser repreendido ao falar “a verdade” e a incapacidade de ouvir, faz com que o líder não seja compreendido, distanciando-o das pessoas.
Uma comunicação transparente, respeitosa e uma relação que encoraje as pessoas a expressar seus pontos de vista, aproxima a equipe, cria um ambiente de confiança e garante que as atividades sejam realizadas da forma como foram planejadas.
3 – Saber delegar e acompanhar
Um erro no processo de liderança é a centralização. Delegar é um processo fundamental para garantir um trabalho de qualidade. Entretanto, alguns líderes esquecem a importância de acompanhar todas as demandas que foram repassadas.
Garantir que a atividade delegada tenha sido compreendida em sua íntegra pelo indivíduo, acompanhar se o processo de execução está sendo realizado dentro dos prazos estabelecidos, colocar-se disponível em casos de dúvidas e oferecer ajuda é papel fundamental do gestor.
4 – Criar um clima de confiança e respeito mútuo
Pode ser que em algum momento você já tenha vivenciado um clima desagradável e “pesado” entre os membros da equipe.
Algumas situações como fofocas, falta de respeito, agressividade ao falar, imposição contribuem para um ambiente onde os profissionais que ali trabalham sintam-se estressados e desmotivados.
Um ambiente agradável em que todos compartilham sua opinião e são respeitados em suas individualidades promove motivação nos membros faz com que sintam-se felizes.
A cordialidade e ajuda mútua entre as pessoas também é fundamental para um clima harmonioso.
5 – Liderança compartilhada
Aceitar que seu ponto de vista não é o único e nem o melhor que existe no mundo é uma atitude de humildade.
Um bom líder precisa reconhecer que compartilhar problemas e ideais é fundamental para o crescimento da equipe e para obter resultados de qualidade.
A liderança compartilhada contribui, também, para as estratégias de inovação e para a manutenção de um ambiente agradável.
6 – Saber colocar as pessoas certas no lugar certo
Resultados são comprometidos por terem pessoas realizando atividades que não estão adequadas a elas.
O líder precisa desenvolver a habilidade de observar seus liderados, para assim conseguir identificar potenciais e oportunidades.
Ao conhecer as competências de cada pessoa o gestor poderá direcionar as atividades de forma que sejam realizadas com qualidade e motivação.
7 – Ser inspirador para as pessoas e saber reconhecer
As pessoas gostam de ser reconhecidas por aquilo que fazem. Saber reconhecer os membros da equipe de forma coletiva e individual é fundamental para garantir a motivação.
O líder deve ter em mente que dividir é ganhar, compartilhando com a equipe o mérito pelas conquistas alcançadas.
Atitudes como ser exemplo e dedicação para com o trabalho inspiram os liderados.
8 – Saber dar feedbacks positivos e construtivos
O feedback é encarado por muitos como um momento desagradável tanto para o gestor quanto para o funcionário. Ao aplicar um feedback o líder precisa estimular a correção de um comportamento ou ressaltar uma boa prática/atitude.
É importante refletir sobre o que deve ser dito e a hora certa, dar exemplos objetivos, claros e compreensíveis. Um feedback assertivo é aquele que concentra-se em comportamentos específicos, que podem ser analisados e mensurados.
9 – Ter na equipe procedimentos e processos definidos
Procedimentos padronizam, organizam e facilitam as atividades, entretanto todos os membros da equipe precisam ter conhecimento sobre cada processo, prazos e em caso de dúvidas onde e quem consultar.
10 – Estabelecer relacionamento multidisciplinar
Quando falta conexão e uma visão convergente entre as diversas áreas da empresa, surgem as dificuldades de se trabalhar em equipe, pois o que prevalece é aquela expressão “cada macaco no seu galho”.
O cliente é o primeiro a ser prejudicado por esse modelo “feudal”, por ser mal atendido. Como consequência desse mal atendimento o cliente não retorna e a empresa começa a perder seu lugar no mercado.
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