O coaching de carreira e de vida vem sendo amplamente utilizado pelas pessoas e empresas. Essa metodologia tem sido uma importante ferramenta para desenvolvimento de pessoas, e consequentemente, das empresas.
Então ficamos pensando:
“Como o coaching poderia me ajudar ou ajudar a minha equipe e a minha empresa?”
“Quem contratar e como descobrir as diretrizes que quero tomar?”
Para facilitar essas dúvidas e clarear um pouco a mente de cada um, listamos as principais tendências no mercado de coaching para pessoas e empresas. Sendo estas:
1. Formação de Coaches dentro das Empresas.
Uma medida muito adotada no mercado é a formação de um líder atuando como coach dentre os profissionais da sua empresa. O objetivo é que este profissional possa realizar os processos de coaching dos funcionários.
“Porque essa medida é cada vez mais frequente?”
Estudos recentes demonstram que o coaching dentro das empresas promove um crescimento de resultados, mudanças e desenvolvimento dos colaboradores em alta performance. Estes benefícios refletem diretamente nos resultados das empresas, além de motivar todos os envolvimentos no processo.
2. Saiba O que NÃO falar
Não deixe seus coaches usarem as seguintes palavras:
– “Tentar”
– “Se ”
– “Eu acho”
Cada vez que permitimos estas palavras, o cérebro entende que não é algo relevante, ou que é para deixar para segundo plano. Portanto, nem os coaches nem os clientes devem utilizar estas palavras durante as sessões.
A PNL nos ajuda a melhorar nosso padrão de linguagem e a entender melhor as pessoas, tornando as sessões e os resultados mais práticos e objetivos.
3. Coaching em Grupo
Gestão de pessoas é muitas das vezes um dos maiores desafios do líder. Imagine conviver com pessoas totalmente diferentes, com pensamentos diferentes, com histórias de vida diferentes e com problemas e dificuldades diferentes.
O Coaching de grupo trabalha justamente sobre isso, ou seja, busca o equilíbrio entre pessoas diferentes.
Com essa ferramenta conseguimos maximizar a performance de uma equipe. Lembrem-se do que para trabalharmos em equipe, devemos entender a realidade de cada pessoa.
“ Nada mais desigual do que tratar pessoas desiguais de maneira igual”.
4. O poder das perguntas
Adquira a habilidade de fazer perguntas poderosas, nesse quesito a Programação Neurolinguística pode te ajudar muito.
Lembre-se de fazer perguntas amplas que vão além de suposições, ou seja, faça perguntas abertas ao invés de perguntas fechadas.
Faça também perguntas de acompanhamento. Faça a conexão com o seu cliente.
5. Crie Rapport
“O que é isso? “
O rapport é um ambiente de confiança entre o coach e coachee, é uma sintonia entre os dois.
Com o rapport estabelecido ,o processo de coaching fica muito mais fácil, pois é possível entrar no “mapa mental” do coachee e entender melhor sua forma de ver o mundo ao seu redor.
Espero que tenha ajudado! Deixe seus comentários e perguntas abaixo farei questão de responder! Sua pergunta pode ser o assunto do nosso próximo artigo aqui no blog!
Abraços.