COMO FALAR EM PÚBLICO – DICAS DE PNL
Como falar em público e como a PNL pode transformar a sua postura diante de uma platéia.
COMO FALAR EM PÚBLICO
Como falar em público? Esta pergunta não tem uma resposta exata, mas existem muitas técnicas que, bem aplicadas, potencializam sua apresentação. Para definir as melhores técnicas para você é importante observar:
- Qual é o seu público
- Qual a impressão e a mensagem que você quer deixar
- Quais são os ‘códigos de conduta’ do espaço em que você vai se apresentar
QUAL É O SEU PÚBLICO
Como você já sabe, não existe fórmula mágica de “como falar em público”, mas detectar alguns pontos é extremamente importante. Veja estes pontos e porque são tão importantes:
- Faixa etária e meio social;
- Grau de instrução;
- Cargos – no caso de apresentações corporativas;
- Objetivo do público;
FAIXA ETÁRIA
Já sabemos que a linguagem (linguajar) das pessoas varia de acordo com a região, idade e até mesmo profissão. Quando pensamos em como falar em público, é importante levar em consideração que:
- Públicos jovens aceitam melhor gírias;
- Públicos mais velhos, em geral, exigem maior formalidade;
- Metáforas, histórias e analogias devem ser condizentes com o público.
Ex.: Se o seu público, em média, tem 25 anos, uma analogia de seu produto com um filme dos anos 80 não será bem compreendida. Ao mesmo tempo que analogias com jogos, tecnologia, podem não ser completamente entendidos por públicos acima de 40.
OBJETIVO DO PÚBLICO
O mais importante de tudo ao se apresentar é analisar este tópico! Quando nos apresentamos temos a tendência de preparar e levar em consideração qual é o nosso foco – vender um produto um ideia, por exemplo. É claro que não devemos perder este foco, mas o principal aqui é lembrar que APRESENTE TAMBÉM AQUILO QUE O SEU PÚBLICO ESPERA, ou seja, destine parte da sua apresentação para agradar seu público.
6 DICAS DE COMO FALAR EM PÚBLICO
PREPARE UMA ABERTURA DE IMPACTO
Ao início de uma apresentação a mente das pessoas geralmente está um caos. Algumas acabaram de chegar ao ambiente, outras ainda estão pensando sobre a ultima tarefa que fizeram, outras tantas mexendo no celular. Uma boa abertura…(continuar lendo)
Você também pode ver opiniões diferentes destas clicando aqui: Blog Ricardo Ventura