Um dos principais desafios que temos é sabermos gerenciar nossa mente. Para que isso aconteça, devemos saber a diferença entre expectativas e metas. Muitas pessoas tem expectativas para 2018, mas, não metas. Uma meta é uma ” expectativa com pernas”, ou seja, deve ser possível ser alcançada e ser específica.
Um dos primeiros passos para gerenciar melhor seu tempo é definir suas metas para 2018 e estabelecer uma linha do tempo para estas metas, ou seja, quais são as metas para janeiro,fevereiro, março….. até o final do ano.
Dica 1: Toda meta deve responder as seguintes perguntas:
É possível no período de tempo determinado?
É relevante para você?
É específica? ( O que e como fazer? )
É mensurável? ( Quanto)
Tem ação imediata? ( Qual o primeiro passo?).
Dica 2: O estado desejado desta meta deve ser algo grandioso. Imagine como se tivesse atingido esta meta. Quem estará com você? Quais imagens, sons e sensações você percebe neste exercício mental?
Dica 3: Aproveite cada momento do seu tempo. Se por exemplo, ocorrer um atraso na reunião com sua equipe, limpe sua caixa de emails ou coloque em dia alguma leitura que você precise fazer. Maximize a utilização do seu tempo.
Dica 4: Tudo na vida tem início, meio e fim. Existe algo na sua vida que você precisa ” matar” antes que a vida determine o fim? Muitas pessoas perdem tempo com situações que não valem mais a pena, Fica a dica
Dica 5: Tentar fazer tudo e ser tudo vai te exaurir! Faça bloqueios de tempo para seu descanso.. Muitas vezes bloquear 10 minutos do seu tempo pode te dar mais impulso e até idéias novas.
Dica 6: Existe alguma coisa que você está fazendo que outra pessoa poderia fazer para te liberar tempo? Delegue sempre que possível.
Dica 7: A preocupação é um desperdício de tempo. Viva o momento presente. Quando estiver cansado, feche os olhos. Quanto tiver fome, coma pão. A questão é: Com o que você se ocupa ao invés de preocupar-se?
Dica 8: Desista de reclamar das coisas e das pessoas. Gaste seu tempo produzindo coisas novas. Use lista de prioridades, organize sua mesa de trabalho e faça coisas pela sua ordem de importância.
Dica 9: Tome nota por escrito e responda as seguintes perguntas:
Qual o problema?
Quais são as causas do problema?
Quais são as possíveis soluções?
Qual a melhor solução?
Dica 10: Tenha uma conversa de cada vez. O nosso trabalho, nossos relacionamentos e nossa vida são bem sucedidos ou fracassam dependendo das nossas conversas.
Pense sempre no seguinte: ” Como passamos nossos dias é como passamos as nossas vidas “