DICAS DE RAPPORT – EMPATIA E CONFIANÇA PARA LIDERAR
RAPPORT É PODER. VEJA DICAS DE RAPPORT PARA CRIAR UM ELO DE CONFIANÇA FUNDAMENTAL PARA LIDERANÇA
A melhor maneira de definir Rapport, sem dúvidas, é como um elo de confiança e empatia entre as pessoas de maneira que estas duas qualidades criem um ambiente agradável e prazeroso.
COMO ESTABELECER RAPPORT NO AMBIENTE CORPORATIVO
Rapport é fundamental para a carreira, pois temos a oportunidade de Negociar, Comunicar e Liderar melhor em qualquer ambiente, porque já sabemos que onde há confiança e empatia as oportunidades surgem com maior facilidade.
Você pode ter grandes resultados com pequenos detalhes! Veja:
Cumprimente todos pelo nome
Nosso nome é uma âncora natural e quando ouvimos atrai nossa atenção. Gostamos de ouvir nosso nome e você pode repetir o nome de seus colegas ao longo das conversas, criando mais intimidade. Esta técnica pode ser muito importante e utilizada em todos os níveis, porque funciona com todos!
(Você pode ler mais sobre âncoras aqui)
Elogie de forma sincera e única
Elogios são ótimos para estabelecer ou aprofundar o Rapport. Duas dicas são muito importantes na hora de fazer um bom elogio: deve ser sincero e único. Quem recebe o elogio deve sentir que você disse aquilo pensando de fato nele. Elogios genéricos como “inteligente”, “esforçado” não tem grande resultado. Busque algo que seja exclusivo daquela pessoa e você vai perceber a diferença na reação.
Pergunte a opinião da sua equipe
Mesmo que já tenha tomado uma decisão, por mais fácil que pareça, busque vez ou outra consultar a equipe. Isto é importante porque todos gostam de emitir suas opiniões e este segredo ajuda a criar um ambiente de confiança.
Busque aprimorar cada vez mais a sua oratória
Mais do que o conteúdo do que dizemos é fundamental ter atenção a COMO passamos as informações. Um bom orador consegue interagir e criar identificação com seu público, o que aprofunda ainda mais o Rapport. (Você pode clicar aqui e ver mais dicas de oratória)
Você pode evitar algumas indelicadezas para manter o Rapport. Veja:
Reclamações
Muitas vezes fazemos críticas ao ambiente de trabalho ou colegas. Lembre-se: mesmo que a pessoa com quem você está falando concorde com você, ela terá, inconscientemente, uma tendência a te enxergar como alguém negativo.
Julgamentos
É comum discordar de determinadas atitudes, mas é importante lembrar que para aprofundar o Rapport com os colegas, muitas vezes determinadas críticas não precisam ser verbalizadas e podemos optar por guardar alguns comentários.
Pessimismo
É sempre importante ter uma visão crítica do futuro, assim planejamos e evitamos determinados cenários ruins. Porém quem está sempre pessimista costuma ser mal visto entre os colegas e um bom líder deve manter o alto astral e o otimismo!
Cuidado com exageros
O Rapport pode ser perdido também quando vemos aquele líder que está sempre empolgado demais, frequentemente usa palavras fortes como “fantástico”, “incrível”, “sensacional”. Banalizar palavras como essa pode gerar interpretações de falsidade entre a equipe.
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