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RAPPORT É PODER. VEJA DICAS DE RAPPORT PARA CRIAR UM ELO DE CONFIANÇA FUNDAMENTAL PARA LIDERANÇA

  A melhor maneira de definir Rapport, sem dúvidas, é como um elo de confiança e empatia entre as pessoas de maneira que estas duas qualidades criem um ambiente agradável e prazeroso.  

COMO ESTABELECER RAPPORT NO AMBIENTE CORPORATIVO

  Rapport é fundamental para a carreira, pois temos a oportunidade de Negociar, Comunicar e Liderar melhor em qualquer ambiente, porque já sabemos que onde há confiança e empatia as oportunidades surgem com maior facilidade.  

Você pode ter grandes resultados com pequenos detalhes! Veja:

Cumprimente todos pelo nome

Nosso nome é uma âncora natural e quando ouvimos atrai nossa atenção. Gostamos de ouvir nosso nome e você pode repetir o nome de seus colegas ao longo das conversas, criando mais intimidade. Esta técnica pode ser muito importante e utilizada em todos os níveis, porque funciona com todos! (Você pode ler mais sobre âncoras aqui)

Elogie de forma sincera e única

Elogios são ótimos para estabelecer ou aprofundar o Rapport. Duas dicas são muito importantes na hora de fazer um bom elogio: deve ser sincero e único. Quem recebe o elogio deve sentir que você disse aquilo pensando de fato nele. Elogios genéricos como "inteligente", "esforçado" não tem grande resultado. Busque algo que seja exclusivo daquela pessoa e você vai perceber a diferença na reação.

Pergunte a opinião da sua equipe

Mesmo que já tenha tomado uma decisão, por mais fácil que pareça, busque vez ou outra consultar a equipe. Isto é importante porque todos gostam de emitir suas opiniões e este segredo ajuda a criar um ambiente de confiança.

Busque aprimorar cada vez mais a sua oratória

Mais do que o conteúdo do que dizemos é fundamental ter atenção a COMO passamos as informações. Um bom orador consegue interagir e criar identificação com seu público, o que aprofunda ainda mais o Rapport. (Você pode clicar aqui e ver mais dicas de oratória)  

Você pode evitar algumas indelicadezas para manter o Rapport. Veja:

Reclamações

Muitas vezes fazemos críticas ao ambiente de trabalho ou colegas. Lembre-se: mesmo que a pessoa com quem você está falando concorde com você, ela terá, inconscientemente, uma tendência a te enxergar como alguém negativo.

Julgamentos

É comum discordar de determinadas atitudes, mas é importante lembrar que para aprofundar o Rapport com os colegas, muitas vezes determinadas críticas não precisam ser verbalizadas e podemos optar por guardar alguns comentários.

Pessimismo

É sempre importante ter uma visão crítica do futuro, assim planejamos e evitamos determinados cenários ruins. Porém quem está sempre pessimista costuma ser mal visto entre os colegas e um bom líder deve manter o alto astral e o otimismo!

Cuidado com exageros

O Rapport pode ser perdido também quando vemos aquele líder que está sempre empolgado demais, frequentemente usa palavras fortes como "fantástico", "incrível", "sensacional". Banalizar palavras como essa pode gerar interpretações de falsidade entre a equipe.  

VOCÊ PODE SABER MAIS SOBRE RAPPORT E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO CLICANDO AQUI

           

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Um dos principais desafios que temos é sabermos gerenciar nossa mente. Para que isso aconteça, devemos saber a diferença entre expectativas e metas. Muitas pessoas tem expectativas para 2018, mas, não metas. Uma meta é uma " expectativa com pernas", ou seja, deve ser possível ser alcançada e ser específica. Um dos primeiros passos para gerenciar melhor seu tempo é definir suas metas para 2018 e estabelecer uma linha do tempo para estas metas, ou seja, quais são as metas para janeiro,fevereiro, março..... até o final do ano. Dica 1: Toda meta deve responder as seguintes perguntas: É possível no período de tempo determinado? É relevante para você? É específica? ( O que e como fazer? ) É mensurável? ( Quanto) Tem ação imediata? ( Qual o primeiro passo?). Dica 2: O estado desejado desta meta deve ser algo grandioso. Imagine como se tivesse atingido esta meta. Quem estará com você? Quais imagens, sons e sensações você percebe neste exercício mental? Dica 3: Aproveite cada momento do seu tempo. Se por exemplo, ocorrer um atraso na reunião com sua equipe, limpe sua caixa de emails ou coloque em dia alguma leitura que você precise fazer. Maximize a utilização do seu tempo. Dica 4: Tudo na vida tem início, meio e fim. Existe algo na sua vida que você precisa " matar" antes que a vida determine o fim? Muitas pessoas perdem tempo com situações que não valem mais a pena, Fica a dica Dica 5: Tentar fazer tudo e ser tudo vai te exaurir! Faça bloqueios de tempo para seu descanso.. Muitas vezes bloquear 10 minutos do seu tempo pode te dar mais impulso e até idéias novas. Dica 6: Existe alguma coisa que você está fazendo que outra pessoa poderia fazer para te liberar tempo? Delegue sempre que possível. Dica 7: A preocupação é um desperdício de tempo. Viva o momento presente. Quando estiver cansado, feche os olhos. Quanto tiver fome, coma pão. A questão é: Com o que você se ocupa ao invés de preocupar-se? Dica 8: Desista de reclamar das coisas e das pessoas. Gaste seu tempo produzindo coisas novas. Use lista de prioridades, organize sua mesa de trabalho e faça coisas pela sua ordem de importância. Dica 9: Tome nota por escrito e responda as seguintes perguntas: Qual o problema? Quais são as causas do problema? Quais são as possíveis soluções? Qual a melhor solução? Dica 10: Tenha uma conversa de cada vez. O nosso trabalho, nossos relacionamentos e nossa vida são bem sucedidos ou fracassam dependendo das nossas conversas. Pense sempre no seguinte: " Como passamos nossos dias é como passamos as nossas vidas "

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COMO ME DESTACAR NO MERCADO DE TRABALHO? Essa é uma das principais perguntas dos profissionais que desejam avançar em suas carreiras, alcançando melhor remuneração, qualidade de vida e oportunidades de aprendizado contínuo. A reposta para conquistar tudo isso? NO MERCADO DE HOJE SÓ O DIPLOMA NÃO É GARANTIA DE BOA REMUNERAÇÃO Já sabemos que só um diploma, seja ele técnico ou superior não garante ascensão na carreira ou um grande salário, vai muito além disso. Destacamos duas grandes habilidades essenciais para o sucesso. Negociação (VEJA COMO DESENVOLVER ESTA HABILIDADE) Negociar é muito mais do que vender. Negociamos idéias o tempo todo, seja uma sugestão, uma tarefa ou até mesmo o salário. As habilidades de negociação passam pelo conhecimento dos interesses da outra parte envolvida, sendo um bom negociante aquele que sabe como adequar suas necessidades aos interesses do seu chefe, cliente ou subordinado. - Veja aqui 5 dicas para negociar melhor. Comunicação (VEJA COMO DESENVOLVER ESTA HABILIDADE) Comunicação não é o que você fala, mas sim o que o outro entende. A Programação Neurolinguística nos ensina que devemos nos comunicar de acordo com a linguagem e os sinais da pessoa que nos ouve, assim podemos ser ainda mais assertivos e as pessoas sentem que você os entende e que "fala a língua" deles. - Veja aqui 6 dicas para se comunicar melhor   ESCOLAS, FACULDADES E CURSOS TÉCNICOS NÃO NOS ENSINAM A COMUNICAR, NEGOCIAR E LIDERAR Por isso, a maioria dos executivos continua investindo em estudos mesmo quando chega a posições privilegiadas na carreira. Eles compreendem que a atualização constante os coloca em destaque. Sucesso é competência aliada à consistência, por isso, todo profissional tem a obrigação de melhorar, sempre. Se você está em busca de uma oportunidade, ficar imaginando como seria bom ver seu sonho realizado não vai torná-lo realidade. Quem se limita ao dia-a-dia de trabalho dificilmente consegue se manter antenado às tendências de sua área. Essas pessoas acabam ficando muito funcionais, focadas apenas na execução.

"Não é somente a empresa que escolha você, mas você também pode escolher onde e como quer trabalhar. Por isso, você terá que dizer não para algumas possibilidades."

Para se diferenciar no mercado, trace planos de curto, médio e longo prazos, pense onde você quer estar daqui a dois, cinco, 10 anos e conduza sua vida profissional, pois, se você não souber aonde quer chegar, vai acabar encontrando pessoas que vão usá-lo para atingir os objetivos delas. Lembre-se de que a velocidades só faz sentido se você estiver na direção certa.

Seus planos devem ser claros, pois existem dois tipos de pessoas: as que sofrem por incompetência e as que sofrem por competência. As primeiras devem buscar desenvolver suas competências para permanecer no mercado. E as que sofrem por competência? Estas têm que saber dizer não. Não é somente a empresa que escolher você, mas você também pode escolher onde e como quer trabalhar. Por isso, você terá que dizer não para algumas possibilidades.

De maneira geral, o que fazer então para ser um profissional de destaque no mundo atual?

Desenvolver sua capacidade para aprender - o trabalhador do conhecimento terá ao longo da vida que gerir a si próprio e enfrentar várias mudanças ao longo  da carreira.

Desenvolver e atualizar suas competências - não basta tê-las, é preciso que elas já sejam percebidas;

  • Ampliar seus conhecimentos - não apenas os técnicos;
  • Expandir sua rede de relacionamentos - dentro e fora da empresa.
  VEJA AGORA 10 HABILIDADES DE UM GRANDE LIDER

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