BLOG

HOME > BLOG

silvio santos negociando

SILVIO SANTOS NEGOCIANDO: O QUE PODEMOS APRENDER COM ELE? Talvez você já tenha visto o vídeo que viralizou que mostra Silvio Santos negociando com Zé Celso um terreno em São Paulo. Um disputa antiga que nos rendeu algumas importantes técnicas de negociação que podemos aprender. Se você ainda não viu este excelente vídeo, está abaixo... Ver Mais

COMO CHEGAR AO SIM-

COMO CHEGAR AO SIM - A NEGOCIAÇÃO BASEADA EM PRINCÍPIOS

COMO CHEGAR AO SIM: A Negociação Baseada em Princípios, teoria de Roger Fisher, um respeitado advogado norte americano. Além de fundador do Harvard Negotiation Project também fez parte do Program on Negotiation, também em Harvard. É autor de importantes livros e artigos sobre o tema “Negociação”. O livro mais conhecido pelos brasileiros é “Como chegar ao Sim”, que escreveu com William Ury e Bruce Patton.  

OBJETIVO E RELACIONAMENTO

A Negociação Baseada em Princípios, presente no livro Como Chegar ao Sim, tem como o marco zero objetivo, determinação, ética e decência. Para Fisher é importante que as partes alcancem benefícios mútuos, o que foi popularizado como ganha-ganha. Se for importante fazer outros negócios, atinja seus objetivos, mas não descuide do relacionamento. O jogo da negociação deve contribuir para construir e manter o bom relacionamento porque o Rapport também é essencial.

QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS E COMO CHEGAR AO SIM

Veja os 4 princípios e saiba como chegar ao sim:
  1. Separar as pessoas dos problemas – A Negociação Baseada em Princípios diz que o bom negociador deve separar as pessoas e os problemas. Isso é importante porque preservamos os egos dos envolvidos, assim concentramos em discussões substantivas e preservamos o relacionamento.
  2. Concentrar-se nos interesses e não nas posições –  A Programação Neurolinguística diz que os interesses motivam as pessoas e as levam a adotar uma posição. Mesmo esta posição inicial não sendo a única possível, Roger Fisher concordaria que podemos encontrar os verdadeiros interesses por trás de posições opostas. Desta forma podemos chegar a melhores acordos.
  3. Desenvolver opções de ganhos mútuos – Negociação também exige criatividade. Isso é importante porque a Negocicação Baseada em Princípios diz que é preciso inventar soluções que satisfaçam as partes, é preciso gerar benefícios recíprocos. Só é possível a elaboração de opções após a identificação dos interesses reais das partes. Pode-se passar do impasse ao acordo com a uma solução criativa.
  4. Insistir em critérios objetivos – A Negociação Baseada em Princípios diz que é mais fácil conduzir uma negociação com critérios objetivos do que com ameaças. As partes devem chegar a um acordo sensato quanto aos critérios a serem utilizados, segundo Fisher, estes devem ser justos, imparciais, legítimos e práticos.

OS SETE ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DE COMO CHEGAR AO SIM

  1. Comunicação – Só é possível negociar com uma comunicação eficaz. Aqui devemos considerar todas as formas de comunicação – escrita, verbal e não verbal.
  2. Relacionamento – Deve-se cuidar para que haja um bom relacionamento entre as partes. A negociação será melhor se as apartes acreditarem que buscam resolver uma preocupação comum e devem descobrir como gerenciar suas diferenças.
  3. Interesse – É preciso descobrir o interesse da outra parte, o que realmente a beneficia. Os interesses variam em função das circunstâncias. Por isso é importante o negociador descobrir o que desperta tanto o interesse da outra parte. A Programação Neurolinguística nos ensina a fazer perguntas para descobrir os interesses das pessoas - você pode saber mais aqui.
  4. Alternativas – Saber quais são os caminhos possíveis para se chegar ao objetivo. Ser criativo.
  5. Opção – Para se realizar um bom acordo é preciso conhecer todas as possibilidades e variações dentro da alternativa escolhida.
  6. Legitimação – Deve-se buscar a concordância da outra parte que o acordo proposto é justo. A Negociação Baseada em Princípios diz que o negociador tem de se perguntar o que pode ou está disposto a oferecer. Neste caso é muito importante ter cartas na manga e um Plano B.
  7. Compromisso – O acordo final deve ser composto de promessas práticas e realistas para cada uma das partes. O mais importante deste item da Negociação Baseada em Princípios é que seja, de fato, integralmente cumprido.
 

O PERFIL IDEAL DE UM NEGOCIADOR PARA CHEGAR AO SIM

Resumidamente, para Fisher é importante que um negociador seja firme, amistoso e criativo, além de saber ouvir e ser capaz de compreender a outra parte.
  • Firme – é possível ser firme sem atacar ninguém. É fundamental estar preparado com bons argumentos, desta forma é mais fácil a outra parte ceder a uma proposta.
  • Amistoso – deve compreender a preocupação da outra parte. Deve ouvir intensamente.
  • Criativo – deve produzir novas ideias para que as partes possam atingir um objetivo. buscar outras formas e examinar outras possibilidades além da ideia inicial apresentada.

EQUIPE DE NEGOCIAÇÃO E COMO CHEGAR AO SIM

A Negociação Baseada em Princípios também diz qual a formação ideal de uma equipe de negociação. Segundo Fisher a equipe ideal é composta por pessoas com habilidades complementares. Isso é tão importante porque podemos buscar estruturar da seguinte maneira:
  1. Um profissional criativo;
  2. Um relações públicas;
  3. Um facilitador da comunicação;
  4. Um profissional competente para lidar com dados e informações;
  5. um juiz e alguém que defenda a outra parte.
Este último caso é voltado para grandes negociações, com alto valor agreado e, muitas das vezes, acontecem em períodos mais longos.

CONCLUSÃO: COMO CHEGAR AO SIM

Roger Fisher conclui: é preciso definir, logo no início de uma negociação, qual o objetivo a ser atingido e persegui-lo. É importante, porém, não se descuidar das relações pessoais. Do outro lado da mesa existe uma pessoa com emoções como você e isso precisa ser considerado.  

VOCÊ PODE LER SOBRE A NEGOCIAÇÃO BASEADA EM PRINCÍPIOS CLICANDO AQUI

 

ESTE TEXTO FOI BASEADO NO LIVRO "COMO CHEGAR AO SIM". VOCÊ PODE SABER MAIS CLICANDO AQUI

 

palestras gratuitas de coaching em bh-

PALESTRA GRATUITA DE COACHING EM BH

PALESTRA GRATUITA DE COACHING EM BH, promovida mensalmente pelo INEMP - o primeiro evento aconteceu em Janeiro de 2018. Estas palestras grátis de Coaching acontecem em hotéis sempre com o intuito de transmitir conteúdos práticos e resultados claros. A metodologia do INEMP (Instituto de Neurolinguística Empresarial) tem como primeiro a Programação Neurolinguística aplicada ao processo de Coaching. Isso significa que os já ultrapassados métodos de motivação, gritos de guerra e autoajuda ficaram para trás.  

COMO PARTICIPAR DAS PALESTRAS GRÁTIS DE COACHING

A PALESTRA GRATUITA DE COACHING EM BH é promovida pelo INEMP (Instituto de Neurolinguística Empresarial). Você pode escolher entre entrar em contato (pelos telefones abaixo) ou deixar o seu contato e ficar por dentro da agenda.

CONTATOS PARA INSCRIÇÃO NA PRÓXIMA PALESTRA GRATUITA DE COACHING

31 9 9195-5453 (whatsapp)

31 9 8901-0997 (whatsapp)

DATA: 23/04/2018  

PORQUÊ PARTICIPAR

Participar da PALESTRA GRATUITA DE COACHING EM BH agrega valor porque é focada em processos corporativos. Isso significa que além de ferramentas de Coaching de Carreira, Life Coaching e Líder Coach, o INEMP prepara gestores, coordenadores e líderes empresariais.  

VOCÊ PODE SABER MAIS SOBRE O COACHING DO INEMP CLICANDO AQUI

   

VOCÊ PODE CLICAR AQUI E DEIXAR O SEU CONTATO PARA SABER MAIS SOBRE AS PALESTRAS GRATUITAS DE COACHING EM BH

 

QUEM SÃO OS PALESTRANTES

Marco Tulio Costa e Rafael Barone são os palestrantes principais. Trainers do INEMP, cada um deles apresenta uma visão mais clara sobre o processo de Coaching. Entender a visão do Insituto é fundamental porque já sabemos que hoje a profissão de Coach tem sido muito difundida. Você pode saber mais sobre eles clicando aqui.  

QUER SABER MAIS SOBRE O INEMP? ACESSE O SITE E VOCÊ PODERÁ CONHECER MAIS.

 

-

RAPPORT É PODER. VEJA DICAS DE RAPPORT PARA CRIAR UM ELO DE CONFIANÇA FUNDAMENTAL PARA LIDERANÇA

  A melhor maneira de definir Rapport, sem dúvidas, é como um elo de confiança e empatia entre as pessoas de maneira que estas duas qualidades criem um ambiente agradável e prazeroso.  

COMO ESTABELECER RAPPORT NO AMBIENTE CORPORATIVO

  Rapport é fundamental para a carreira, pois temos a oportunidade de Negociar, Comunicar e Liderar melhor em qualquer ambiente, porque já sabemos que onde há confiança e empatia as oportunidades surgem com maior facilidade.  

Você pode ter grandes resultados com pequenos detalhes! Veja:

Cumprimente todos pelo nome

Nosso nome é uma âncora natural e quando ouvimos atrai nossa atenção. Gostamos de ouvir nosso nome e você pode repetir o nome de seus colegas ao longo das conversas, criando mais intimidade. Esta técnica pode ser muito importante e utilizada em todos os níveis, porque funciona com todos! (Você pode ler mais sobre âncoras aqui)

Elogie de forma sincera e única

Elogios são ótimos para estabelecer ou aprofundar o Rapport. Duas dicas são muito importantes na hora de fazer um bom elogio: deve ser sincero e único. Quem recebe o elogio deve sentir que você disse aquilo pensando de fato nele. Elogios genéricos como "inteligente", "esforçado" não tem grande resultado. Busque algo que seja exclusivo daquela pessoa e você vai perceber a diferença na reação.

Pergunte a opinião da sua equipe

Mesmo que já tenha tomado uma decisão, por mais fácil que pareça, busque vez ou outra consultar a equipe. Isto é importante porque todos gostam de emitir suas opiniões e este segredo ajuda a criar um ambiente de confiança.

Busque aprimorar cada vez mais a sua oratória

Mais do que o conteúdo do que dizemos é fundamental ter atenção a COMO passamos as informações. Um bom orador consegue interagir e criar identificação com seu público, o que aprofunda ainda mais o Rapport. (Você pode clicar aqui e ver mais dicas de oratória)  

Você pode evitar algumas indelicadezas para manter o Rapport. Veja:

Reclamações

Muitas vezes fazemos críticas ao ambiente de trabalho ou colegas. Lembre-se: mesmo que a pessoa com quem você está falando concorde com você, ela terá, inconscientemente, uma tendência a te enxergar como alguém negativo.

Julgamentos

É comum discordar de determinadas atitudes, mas é importante lembrar que para aprofundar o Rapport com os colegas, muitas vezes determinadas críticas não precisam ser verbalizadas e podemos optar por guardar alguns comentários.

Pessimismo

É sempre importante ter uma visão crítica do futuro, assim planejamos e evitamos determinados cenários ruins. Porém quem está sempre pessimista costuma ser mal visto entre os colegas e um bom líder deve manter o alto astral e o otimismo!

Cuidado com exageros

O Rapport pode ser perdido também quando vemos aquele líder que está sempre empolgado demais, frequentemente usa palavras fortes como "fantástico", "incrível", "sensacional". Banalizar palavras como essa pode gerar interpretações de falsidade entre a equipe.  

VOCÊ PODE SABER MAIS SOBRE RAPPORT E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO CLICANDO AQUI

           

-

FALE EM PÚBLICO COM CONFIANÇA - USE ORATÓRIA COM PNL

É cada vez mais comum ouvir pessoas dizendo que têm medo ou se sentem inseguras no momento de falar em público. Veja neste post como perder o medo de falar em público e como a Programação Neurolinguística (PNL) tem sido cada vez mais utilizada, pois suas técnicas servem para todos e têm efeito imediato.  

A BOA NOTÍCIA É: UM POUCO DE NERVOSISMO É ÓTIMO!

É ótimo começar com uma boa notícia! É claro que uma insegurança que deixe a voz e o corpo trêmulos não é legal - e já vamos ver como melhorar isto! - mas um certo nervosismo, aquele frio na barriga, é excelente e PNL explica: Corpo e mente estão conectados, se sua mente dispara a sensação apreensão (aquele friozinho na barriga), o corpo reage e dispara adrenalina e isso é ótimo, pois naquele momento você pensa e reage mais rápido!  

A MELHOR NOTÍCIA: CONHECIMENTO E PRÁTICA RESOLVEM TUDO

Você provavelmente sentiu uma sensação de insegurança parecida, por exemplo, no primeiro dia de emprego, ou até no primeiro dia de aula em uma escola diferente. O que acontece é que, com a repetição da experiência, ou seja voltando à escola ou ao trabalho dia após dia, as coisas passam a ser cada vez mais naturais. Só aprendemos a jogar futebol jogando futebol, só aprendemos a costurar costurando e só vamos falar bem em público falando!  

--VENÇA A INSEGURANÇA COM NOSSO CURSO DE ORATÓRIA COM PNL--

 

ACALME O SEU CORPO E SUA MENTE TAMBÉM SE ACALMARÁ

A Programação Neurolinguística nos mostra que corpo, mente e linguagem estão conectados. Se o seu corpo estiver tenso, contraído, naturalmente a sua mente responderá na mesma proporção e também vai se manter em posição de defesa. Antes de falar em público, use a PNL e fique alguns segundos respirando fundo e atento ao seu corpo. Relaxe o corpo e sua mente seguirá a mesma reação.  

--VEJA 6 TÉCNICAS DE PNL PARA FAZER MELHORES APRESENTAÇÕES--

Você pode me chamar no Whatsapp.

RECEBA CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS

SIGA-NOS:

INEMP 2018 - Todos os direitos Reservados